quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Fases da marcha humana





O ciclo da marcha é o intervalo de tempo ou sequência de movimentos que ocorrem entre dois contatos iniciais consecutivos do mesmo pé.
Para cada pé, o ciclo da marcha apresenta duas fases:
Fases de apoio (60% a 65% do ciclo), e Fase de balanço  (30% a 40% do ciclo).

FASE DE APOIO

Ocorre quando o pé encontra-se em contato com o solo e sustenta o peso. Permite que o membro inferior suporte o peso e possibilita o avanço do corpo sobre o membro que está sustentado.
É dividido em cinco fases: contato inicial, resposta a carga, apoio médio, apoio terminal e pré-balanço.

- Contato inicial
É o período de aceitação do peso do corpo pelo membro inferior de apoio. Responsável pelos 10% iniciais do ciclo da marcha.

- Resposta a carga e Apoio médio
Consistem no suporto único ou apoio sobre um membro inferior e representam 40% do ciclo da marcha. Durante esta fase, apenas um membro inferior sustenta o peso do corpo enquanto o outro está na fase de balanço.

- Apoio terminal e Pré-balanço
Constituem o período de transferência de peso e correspondem 10% seguintes do ciclo da marcha. O membro inferior de apoio transfere o peso corporal para o membro contra lateral e prepara-se para a fase de balanço.

FASE DE BALANÇO 

Ocorre quando o pé não está mais sustentando o peso e se move para frente. Permite que os pododáctilos do membro saíam do solo e que ocorra o ajuste de comprimento do membro. Permite que o membro se mova para a frente levando o corpo.

- Balanço inicial ou Aceleração
Acontece quando o pé é elevado do solo. Ocorre a flexão do joelho e dorsiflexão do pé permitindo que o membro acelere para frente.

- Balanço médio
Quando o membro inferior encontra-se adjacente ao membro inferior que está sustentando o peso, o qual se encontra na subfase de apoio médio.

- Balanço final ou Desaceleração
O membro inferior desacelera, preparando-se para realizar o contato inicial com o solo. O músculo quadriceps controla a extensão do joelho, e os posteriores da coxa controlam a flexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário